PROCESSO CRIATIVO
Este é
o primeiro livro publicado no Brasil que se dedica ao estudo do planejamento e
da produção do comercial de televisão, detalhando as fases de pré-produção,
produção e pós-produção. Esclarece o funcionamento da indústria do comercial,
da arte e da técnica da produção de comerciais de televisão, e ainda fornece um
conhecimento amplo e profundo destas três áreas. Embora nada possa substituir a
experiência imediata, este livro proporciona ao leitor uma visão acurada de
como os profissionais criam e produzem os comerciais de televisão, assim como
uma valiosa noção e orientação a respeito dessa indústria. Os autores explicam
passo a passo como se faz um comercial desde a elaboração da mensagem até a
pós-produção. Com esse objetivo em mente, abordam os seguintes temas: Os
Comerciais de Televisão e as Pessoas que os Produzem? A Indústria do Comercial
de Televisão? Pesquisa e Estratégia de Propaganda? O Processo Criativo? A
Escolha do Diretor? A Apresentação do Orçamento ao Cliente? A Pré-Produção? A
Gravação do Comercial? Som, Efeitos Especiais, Animação e Computação Gráfica? A
Pós-Produção? O Fechamento O livro foi escrito tendo em mente um público-alvo
constituído por estudantes universitários das áreas de propaganda, cinema e
televisão. Contudo, também deve ser lido por profissionais da área de
atendimento e planejamento, ou por aqueles que atuam nas áreas de cinema e
televisão, e que ainda não estejam muito familiarizados com os processos de
criação e produção. O processo descrito pode ser aplicado tanto a comercial de
grande produção e veiculação nacional, como também a comerciais mais singelos,
de veiculação local e orçamento mais modesto.
O Comercial de Televisão - Planejamento e Produção - Laryy Elin e Alan Lapides
O Comercial de Televisão - Planejamento e Produção - Laryy Elin e Alan Lapides
O PROCESSO CRIATIVO
O capitulo 4 começa com
introdução da historia da IBM. Traz um breve resumo de sua grandeza como
empresa, assim como as campanhas, mercados que conquistou ao longo dos tempos.
A IBM dispensou mais de
quarenta agencias que trabalhavam para diversas unidades ao redor do mundo,
criando propagandas para produtos e serviços específicos, quase que sem nenhum
tema central. Trabalharam nas estratégias, obtendo a marca como ponto forte da
empresa.
Neste capitulo aprendemos
o seguinte:
Quem participa da equipe
de criação de uma agência e quais as funções e responsabilidade de cada um
dessas pessoas.
A importância de conhecer
o produto, a marca, mercados, objetivos, mensagens, comercial entre outros.
Como chegar a um
conceito, modificações e apresentações.
A equipe de criação
O papel da equipe de
criação é elaborar um conceito ou idéia, ou até mesmo um tema para uma campanha
supostamente levará a mensagem aopúblico-alvo, a partir da definição básica da
imagem da marca do cliente. Criam campanhas para diversos tipos de mídias (outdoor,
TV, radio, jornais, web e outros).
DIRETOR DE ARTE
O diretor de
arte é responsável, ao lado do redator, por criar caminhos de comunicação e
conceitos interessantes para campanhas publicitárias digitaise suas
ramificações.
Boa parte de seu trabalho inclui a criação do
conceito visual de campanhas (sites, banners, newsletters, redes sociais,
filmes e ações, por exemplo).
Durante a execução de uma ideia, o diretor de arte
pode solicitar a ajuda de seus assistentes. Em algumas agências, a dupla de
criação (diretor de arte e redator) é também responsável por apresentar o
projeto ao cliente e à equipe interna.
REDATOR
Redator de publicidade ou copywriter
(termo original em inglês), é o profissional de comunicação responsável pela criação do conteúdo das peças
publicitárias.
O redator trabalha em agências de publicidade (mas pode ser freelancer) e exerce a função de criativo em parceria com o diretor de arte. Em conjunto, formam a dupla
de criação, uma equipe encarregada de transformar em ideias o posicionamento definido pela agência para atender à necessidade apontada
pelo marketing do cliente.
É responsável pelas palavras, termos, traços estilísticos, discurso, e tudo mais que se refere à linguagem empregada nas peças, de acordo com a temática eleita para a campanha. Uma das principais
atribuições do redator é conceituar: estabelecer a linha comunicativa que vai
traduzir o conceito definido pela equipe de criação.
O DIRETOR DE CRIAÇÃO
O diretor de arte, ou
editor de arte é o profissional que, geralmente, gerencia a atividade de design
e concepção artística de um produto audiovisual, incorporando uma série de
funções, em publicidade, design editorial, internet, videogames (br) /
videojogos (pt), cinema e propaganda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário