As seis maravilhas do guaraná
As pesquisas realizadas pelos quatro cantos do globo listam os diversos poderes da fruta amazônica:
- Antioxidante
O guaraná é rico em uma substância conhecida como catequina, responsável por impedir o trabalho nefasto dos radicais livres, pequenos vilões que destroem as células do corpo e aceleram o envelhecimento.
- Energético
O astro desta reportagem é carregado de cafeína e teobromina, estimulantes natos. “Esses dois elementos favorecem um estado de alerta e aumentam a energia, o que intensifica a resistência física e mental”, esclarece a nutricionista Renata Alves, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo.
- Combate a obesidade
“O consumo do guaraná aumenta o gasto calórico diário”, lembra Ivana da Cruz. Ele ainda diminui o apetite, por manter estáveis os níveis de glicose no sangue.
- Dilata os vasos
Teobromina, teofilina e cafeína expandem os tubos sanguíneos, o que ajuda no suprimento de oxigênio e nutrientes para todo o corpo. Com isso, a pressão fica nos eixos. “O trio retarda a formação de placas de gordura, que diminui a passagem do líquido vermelho”, aponta Renata.
- Previne o câncer
O guaraná freia tumores e impede sua proliferação. “Ele poderia ser usado no tratamento de alguns tipos de câncer, mas também atua como preventivo da doença”, descreve o médico veterinário Heidge Fukumasu, professor da Universidade de São Paulo, em Pirassununga, no interior do estado, que pesquisou seus efeitos contra tumores em ratos.
- Afrodisíaco
Por expandir o calibre dos vasos, mais sangue chega à região genital, facilitando a ereção. A quantidade e a qualidade do sêmen também aumentam, o que garante uma vida sexual ativa por muito mais tempo.
Formas de consumo disponíveis em todo o Brasil
- Em Cápsula
A grande vantagem aqui é não variar a quantidade diária de ingestão.
- Bastão de Guaraná
Esse formato é bastante comum na Região Norte. Para ingeri-lo, é necessário ralar.
- Pó
É a fórmula mais encontrada no resto do país. Guarde-o em recipientes escuros para evitar a luz e a consequente oxidação.
Dica: Você pode acrescentar uma colherzinha de guaraná ao suco de frutas do café da manhã.
Que beleza!
Virou moda: muitos cosméticos contam com o guaraná em sua fórmula. E os benefícios dessa estrela amazônica são sentidos na pele. “O extrato de guaraná é um agente estimulador da circulação periférica”, explica o farmacêutico Emiro Khuri, diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia. Ele inibe a produção dos radicais livres, que danificam as células saudáveis da epiderme.
A lenda indígena
Os índios já conheciam, há séculos, as propriedades do fruto:
Na tribo dos maués, vivia um lindo casal que, um dia, resolveu pedir ao deus Tupã a bênção de um primogênito. A vontade dos enamorados foi realizada: em pouco tempo, nasceu um lindo menino que virou o orgulho de todos. O demônio Jurupari, um espírito do mal, ficou incomodado com toda a alegria dos maués e se travestiu de cobra peçonhenta para, num momento de distração, matar o guri. Em meio ao desespero da tribo, a mãe da criança recebeu um recado de Tupã: eles deveriam retirar os olhos do pequeno e enterrá-los em terra boa. Passado algum tempo, no local onde estavam as córneas brotou o primeiro guaranazeiro. Seu fruto era idêntico aos olhos do garoto protegido. A tribo viveu feliz e o guaraná deu força aos jovens e vigor aos velhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário